domingo, 25 de novembro de 2012

PLANEJAMENTO AULA EDUCAÇÃO INFANTIL:ARTES

Temática do Estágio: Criando e recriando meu mundo através da Arte.
Sub-tema da semana: Através da Arte vou aprender sobre meu país e suas belezas naturais.
Justificativa: O tema foi escolhido após conversas realizadas com a professora regente do Maternal II e das observações feitas durante os cinco dias, visto que as crianças constroem conhecimentos de forma significativa quando as atividades propostas envolvem as Artes, como desenhar, ouvir histórias, confecção de materiais, etc.
Através das Artes as crianças desenvolvem melhor suas capacidades e habilidades, pois propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e por meio das Artes o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação, valorizando a sua cultura e conhecendo outras, além de se trabalhar regras e limites, auxiliando no processo de socialização dos alunos.
Objetivos:
 • Conhecer a importância das Artes no desenvolvimento da expressão, da criatividade e da socialização infantil, ajudando na construção e ampliação das habilidades artísticas, trabalhando a percepção, memorização, imaginação, atenção e concentração, atividades estas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem.

• Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;

• Produzir trabalhos de arte, utilizando diversas linguagens artísticas, como do desenho, da pintura, da colagem, das músicas, da literatura, dos jogos teatrais e da construção,

• Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;

• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais;

• Respeitar a diversidade e desenvolver atitudes de ajuda e colaboração;

• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina.

Áreas do Conhecimento e Conteúdos Linguagem Oral e Escrita

Ampliar e integrar a fala das crianças em contextos comunicativos;

Estimular o uso correto do vocabulário através de histórias contadas de livros infantis;

Reconhecer seu nome escrito sabendo identificá-lo em diversas situações do cotidiano.

Matemática

Explorar a noção de quantidades, tempo, espaço, através da observação e manipulação de diversos materiais. Identificar cores e formas geométricas.

Natureza e Sociedade

Explorar o ambiente em que vivem.

Conhecer e reconhecer os lugares e suas paisagens.

Ampliar os conhecimentos sobre higiene e saúde.

Conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente.

Movimento

Desenvolver as habilidades motoras amplas,

Realizar movimentos através da dança e expressão corporal, explorar qualidades como força, velocidade, equilíbrio, resistência e flexibilidade.

Música

Conhecer e reconhecer os variados estilos musicais,

Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos através da música, trabalhar a memória, a audição e a apreciação.

Artes Visuais e Cênicas

Trabalhar na produção artística através de desenhos livres e dirigidos, exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc,

Desenvolver a criatividade, a interação social e a expressão corporal através dos jogos teatrais.

Desenvolvimento da aula- Segunda - Feira- Dia 03/09

Objetivos Específicos: • Desenvolver a linguagem oral;

• Proporcionar interações sociais;

• Estimular a criatividade através de atividades lúdicas do faz-de-conta;

• Ampliar o conhecimento de si próprio, identificar suas características e qualidades pessoais,

• Reconhecer cores e formas geométricas.



07hs45min às 08 horas- Acolhidas das crianças

08 horas às 08hs15min – Chamadinha e calendário

A chamadinha será feita através da casinha, o aluno que estiver na aula, seu nome estará dentro da casinha.

O calendário estará exposto na sala, ao chegar iremos ver como está tempo (ensolarado, quente, frio, chuvoso, etc), o dia da semana e do mês.

08hs15min às 08hs30min- Higiene

Lavar as mãos antes do café, explicar aos alunos porque devemos lavar as mãos antes das refeições.

08hs30min às 09 horas- Café da manhã

Cantar a música: Meu lanchinho

Meu lanchinho

Meu lanchinho

Vou comer

Vou comer

Pra ficar fortinho

Pra ficar fortinho

E crescer

E crescer



1º Momento: li. A dinâmica de apresentação consiste na brincadeira da batata quente, formando um círculo, ao som de uma cantiga de roda (Para este momento irei perguntar qual a cantiga que eles conhecem), será passado um objeto, ao término da cantiga será perguntado ao aluno seu nome, onde mora e com quem mora.

Está atividade além de propiciar a socialização, permitindo que a professora conheça os alunos e também que eles se conheçam melhor.

2º Momento:

Como estamos na “Semana da Pátria, a professora irá perguntar a eles se sabem o que vai ser comemorado no dia “Sete de Setembro”, com o auxílio do notebook, a professora irá contar a “Fábula das Três Cores “de Ziraldo.
A professora irá mostrar a Bandeira do Brasil no notebook e pedir para eles reconhecerem as cores da Bandeira.

Brincar de faz-de-conta: em uma caixa a professora irá colocar papeizinhos com o desenho de diversos objetos relacionados com a história, como: céu, mar, barco, pássaro, bandeira e sol, pedindo para um aluno retirar um papel, após verem a figura, cada um irá fazer de conta que é o objeto citado. Os jogos de imaginação permitem ao aluno expressar livremente a percepção que ele tem do mundo.

A professora irá montar um painel com o nome da história e os desenhos utilizados na brincadeira, para serem trabalhados durante a semana.

Recreio com brincadeira livre na pracinha.

10hs50min às 11 horas - Higiene

11 horas às 11hs30min - Almoço

11hs30min às 11hs50min - Escovação e ida ao banheiro

11hs50min às 13hs30min – Hora do sono

Desenvolvimento da aula - Terça-Feira- Dia 04/09

Objetivos Específicos: • Identificar a Bandeira como símbolo da Pátria;

• Desenvolver atividades de colagem;

• Reconhecer cores e formas geométricas

• Realizar movimentos de coordenação motora ampla.

1º Momento: Através de um trabalho coletivo de colagem, vamos fazer a nossa bandeira, cada dia será realizada uma etapa, a bandeira será de papelão 80cmx60cm, na parte verde será colado o fundo de garrafa pet verde, na parte amarela será colada rolinhos de papel higiênico pintados de amarelo e na parte azul serão coladas tampinhas de garrafa pintadas de azul, as estrelas serão feitas de tampinhas brancas. Cada dia se trabalhará uma cor diferente, hoje irá se trabalhar a cor verde. Será pedido um dia antes para os alunos levarem garrafas pet verde.

2º Momento: A professora irá cortar o fundo das garrafas e pedir para os alunos colarem na parte verde da bandeira, explicando para eles que é um retângulo,

3º Momento: Vamos nos mexer?

Como relaxamento, ao som de uma música bem suave, os alunos irão realizar atividades de alongamento, onde todos os grandes grupos musculares serão trabalhados.

Desenvolvimento da Aula - Quarta-Feira- Dia 05/09

Objetivos Específicos: • Reconhecer cores e formas geométricas.

• Desenvolver a oralidade;

• Estimular a coordenação motora fina e a criatividade através do uso da massinha de modelar;

• Realizar movimentos de coordenação motora ampla.

1º Momento: Hoje vamos trabalhar a cor amarela. Um dia antes será pedido para os alunos levarem rolinhos de papel higiênico, que vamos pintar de amarelo, depois de seco vamos colar no losango de nossa bandeira.

2º Momento: Com farinha de trigo, sal, vinagre e tempera, irá fazer massas de modelar.

Receita para cada criança: 04 colheres de farinha de trigo, 03 colheres de água, 02 colheres de sal, 01 colher de vinagre e tempera amarela, verde e azul para colorir (cada criança escolherá uma cor), pote para colocar a mistura, esta atividade também trabalha numeral, pois enquanto a professora coloca os ingredientes na bacia, vai contando junto com eles.

3º Momento: Depois de pronta, a professora irá retomar a distribuir um pouco de massa para cada criança, onde irão modelar objetos relacionados com a historinha do Ziraldo, como pássaros, sol, barco, etc. Após os trabalhos serão expostos no cantinho dos trabalhos.

4º Momento: Recreio no pátio com brincadeira livre na pracinha.

Desenvolvimento da Aula - Quinta-Feira- Dia 06/09

Objetivos Específicos: • Reconhecer e diferenciar diversas formas geométricas;

• Estimular a criatividade através de atividades de recorte e colagem;

• Oportunizar a criança o desenvolvimento da coordenação motora fina com atividades de dobraduras;

• Desenvolver o senso rítmico.

• Construir instrumentos musicais com sucatas.

1º Momento: Para finalizar a nossa Bandeira, hoje iremos trabalhar a cor azul: vamos preencher o círculo com tampinhas de garrafa de azul e com tampinhas brancas, vamos fazer as estrelas.

2º Momento: Vamos realizar atividades de dobraduras: com jornal vamos confeccionar chapéus de soldado, depois de pronto as crianças poderão colorir com giz de cera.

3º Momento: Com o material de sucata, pedido um dia antes para os pais levarem, como garrafas pet, potes de lenços umedecidos, entre outros, iremos confeccionar instrumentos musicais, como tambores e chocalhos. As crianças com os chapéus e os instrumentos confeccionados vão cantar a música “Marcha Soldado”.



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. nossa amei esta pagina estou me descobrindo na pedagogia estou no segundo semestre e trabalho em uma onge vai me auxiliar demais este planejamento estou encantada obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Adorei muito bom vou ampliar meu planejamento muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Adorei muito bom vou ampliar meu planejamento muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. Que bom que esta página está podendo auxiliar vocês Pedagogia 2016 e Mara!!!

    ResponderExcluir
  6. amei esse post, vou indicar para todas as professoras no colegio zona norte sp

    ResponderExcluir