domingo, 25 de novembro de 2012

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL:TEMA ARTES

A professora irá contar a história “Bom Dia Todas as Cores” de Ruth Rocha, com o recurso do notebook.

Com rolinhos de papel higiênico, os alunos irão confeccionar o camaleão da história, utilizando cola colorida e purpurina para pintar.

Desenvolvimento da aula – 02/10/2012 (Terça-Feira)

Objetivos Específicos: • Estimular a criatividade;

• Realizar atividade motora ampla e fina;

• Desenvolver atividades de concentração.

Primeiro Momento:

Será apresentada aos alunos a gravura de duas obras de Romero Britto: a borboleta e a flor.

A professora irá confeccionar uma flor e uma borboleta de papelão e iremos fazer um trabalho de colagem coletivo. Os alunos irão cortar com tesoura revistas, papéis coloridos para preencher a flor e a borboleta, para esta atividade a turma será dividida em dois, uma turma ficará com a borboleta e outra com a flor, para incrementar também serão utilizadas cola colorida e purpurina.

Vamos brincar?

Será proposta a tradicional dança das cadeiras, porém, com um diferencial. Sempre que a música parar retira-se uma cadeira, porém os alunos permanecem na brincadeira. A brincadeira consiste em sentar no colo do colega. Ao invés de sair da brincadeira todos os alunos participam da brincadeira até o fim

Terceiro Momento:

Vamos ouvir e dançar a música do Toquinho “Aquarela”.

Quarto Momento: Recreio no pátio com brincadeira livre na pracinha

Desenvolvimento da aula – 03/10/2012 (Quarta-Feira)

Objetivos Específicos: • Realizar atividades de coordenação motora fina;

• Desenvolver a coordenação motora ampla;

• Reconhecer cores e numerais;

• Desenvolver a imaginação e a capacidade para a expressão plástica.

Primeiro Momento:

Serão distribuídas folhas de ofício com o desenho do peixe de Romero Britto, para os alunos fazerem a releitura da obra, utilizando EVA colorida picada e cola branca.

Segundo Momento: AMARELINHA COLORIDA

A professora irá fazer no chão da sala uma amarelinha de papel colorido e coberto por fita adesiva, pois esta atividade trabalha as cores, coordenação motora ampla e os números.

Desenvolvimento da aula –04/10/2012 (Quinta-Feira)

Objetivos Específicos: • Reconhecer as cores;

• Desenvolver atitudes de observação;

• Estimular a criatividade.

Primeiro Momento:

Hoje vamos realizar um passeio aos arredores da escola, para observar o ambiente quanto às cores das casas, dos carros, se há flores, etc.

Segundo Momento:

Após vamos fazer uma maquete, utilizando material reciclável, reproduzindo o que foi observado durante o passeio (casas, carros, animais).

Desenvolvimento da aula – 05/10/2012 (Sexta-Feira)

Objetivos Específicos: • Desenvolver atitudes de observação;

• Desenvolver coordenação motora ampla;

Primeiro Momento: Vamos ouvir a música “Aquarela” de Toquinho e após iremos realizar uma dramatização, enquanto a música está sendo tocada.

Segundo Momento:

Vamos brincar?

Hoje nós iremos jogar o Boliche das Cores, com garrafas pet e bola feita de jornal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário