domingo, 25 de novembro de 2012
PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFATIL:ARTES
• Desenvolver a oralidade através da história contada;
• Desenvolver coordenação motora fina
• Produzir trabalhos de Arte utilizando a linguagem do desenho.
A professora irá explicar aos alunos que estamos na “Semana Farroupilha”, que esta semana é muito importante para os gaúchos, também irá dizer que durante estes dias, poderão vir com trajes típicos.
A professora irá contar a lenda do “Chimarrão”, utilizando fantoches. A professora irá precisar ajudantes para manusear os fantoches enquanto a professora lê a história. Os fantoches serão confeccionados de papel e palito de sorvete, o cenário dos fantoches tem na escola.
A Lenda do Chimarrão
Era uma vez um índio guarani que vivia triste, pois já não podia mais sair de casa para as guerras, nem mesmo para caçar e pescar, pois estava bem velhinho, vivendo com sua linda filha Yari, que o tratava com muito amor e carinho.
Um dia, Yari e seu pai receberam uma visita de um homem em sua casa, sendo o homem muito bem tratado. Ao amanhecer, o homem falou para o índio que era enviado de Tupã, Deus do Trovão, e quis retribuir-lhes a bondade dizendo que atenderia a qualquer desejo do índio.
. O velho guerreiro, sabendo que sua jovem filha não se casou para poder ficar com ele, pediu para o homem algo que deixasse ele forte novamente, para que Yari se tornasse livre para casar.
O mensageiro de Tupã entregou ao velho índio um galho de árvore chamado Caá e tornou Yari deusa das ervas e protetora da raça Guarani, sendo chamada de Caá-Yari, a deusa da erva-mate. E assim, a erva foi usada por todos os guerreiros da tribo, tornando-os mais fortes e valentes.
Ao término da história professora mostrará a erva mate para as crianças verem, tocarem, cheirarem, etc.
Com massinhas de modelar, irão confeccionar as personagens da história
Desenvolvimento da aula – 18/09/2012 (Terça-Feira)
• Estimular a criatividade;
• Desenvolver trabalhos em equipe;
• Conhecer a bandeira do Rio grande do Sul;
• Desenvolver coordenação motora fina;
• Reconhecer as cores.
A professora irá mostrar a bandeira do Rio Grande do Sul e perguntará sobre as cores.
Hoje vamos iniciar a confecção da bandeira do Rio Grande do Sul, que será feita de papelão, com 80cmx60cm, que será preenchida com fundo de garrafa pet colada e tampinhas, que serão pintadas com tinta guache nas cores verde, amarela e vermelha, atividade esta que será feita em três etapas
Vamos realizar um trabalho de recorte e colagem coletivos, a professora irá trazer uma cuia de papelão, na parte aonde vai a erva, cada aluno irá colar um pouco de erva mate, na parte da cuia será preenchida com papel colorido (revistas) cortado com tesoura, para trabalhar a coordenação motora fina e colado.
Desenvolvimento da aula – 19/09/2012 (Quarta-Feira)
• Realizar atividades de coordenação motora ampla;
• Estimular a criatividade;
• Aprimorar a musicalidade.
Vamos dar continuidade ao nosso trabalho de confecção da bandeira, hoje iremos trabalhar a cor vermelha, com tampinhas de garrafas pintadas de vermelho, para preencher o meio de nossa bandeira.
Vamos nos mexer?
Ao som da música do “Pezinho”, vamos realizar movimentos de coreografia.
Os alunos irão dançar a dança tradicionalista do “Pezinho”.
Desenvolvimento da aula – 21/09/2012 (Sexta-Feira)
• Desenvolver coordenação motora fina;
• Aprimorar a musicalidade;
• Produzir trabalhos de Arte utilizando a linguagem da pintura.
Vamos terminar nossa bandeira, com papelão, tinta guache e fundos de garrafas pet.
A professora irá trazer variadas músicas gaúchas para cantar e dançar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário