domingo, 25 de novembro de 2012

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFATIL:ARTES



• Desenvolver a oralidade através da história contada;

• Desenvolver coordenação motora fina

• Produzir trabalhos de Arte utilizando a linguagem do desenho.

A professora irá explicar aos alunos que estamos na “Semana Farroupilha”, que esta semana é muito importante para os gaúchos, também irá dizer que durante estes dias, poderão vir com trajes típicos.

A professora irá contar a lenda do “Chimarrão”, utilizando fantoches. A professora irá precisar ajudantes para manusear os fantoches enquanto a professora lê a história. Os fantoches serão confeccionados de papel e palito de sorvete, o cenário dos fantoches tem na escola.

A Lenda do Chimarrão

Era uma vez um índio guarani que vivia triste, pois já não podia mais sair de casa para as guerras, nem mesmo para caçar e pescar, pois estava bem velhinho, vivendo com sua linda filha Yari, que o tratava com muito amor e carinho.

Um dia, Yari e seu pai receberam uma visita de um homem em sua casa, sendo o homem muito bem tratado. Ao amanhecer, o homem falou para o índio que era enviado de Tupã, Deus do Trovão, e quis retribuir-lhes a bondade dizendo que atenderia a qualquer desejo do índio.

. O velho guerreiro, sabendo que sua jovem filha não se casou para poder ficar com ele, pediu para o homem algo que deixasse ele forte novamente, para que Yari se tornasse livre para casar.

O mensageiro de Tupã entregou ao velho índio um galho de árvore chamado Caá e tornou Yari deusa das ervas e protetora da raça Guarani, sendo chamada de Caá-Yari, a deusa da erva-mate. E assim, a erva foi usada por todos os guerreiros da tribo, tornando-os mais fortes e valentes.

Ao término da história professora mostrará a erva mate para as crianças verem, tocarem, cheirarem, etc.

Com massinhas de modelar, irão confeccionar as personagens da história

Desenvolvimento da aula – 18/09/2012 (Terça-Feira)

• Estimular a criatividade;

• Desenvolver trabalhos em equipe;

• Conhecer a bandeira do Rio grande do Sul;

• Desenvolver coordenação motora fina;

• Reconhecer as cores.

A professora irá mostrar a bandeira do Rio Grande do Sul e perguntará sobre as cores.

Hoje vamos iniciar a confecção da bandeira do Rio Grande do Sul, que será feita de papelão, com 80cmx60cm, que será preenchida com fundo de garrafa pet colada e tampinhas, que serão pintadas com tinta guache nas cores verde, amarela e vermelha, atividade esta que será feita em três etapas

Vamos realizar um trabalho de recorte e colagem coletivos, a professora irá trazer uma cuia de papelão, na parte aonde vai a erva, cada aluno irá colar um pouco de erva mate, na parte da cuia será preenchida com papel colorido (revistas) cortado com tesoura, para trabalhar a coordenação motora fina e colado.

Desenvolvimento da aula – 19/09/2012 (Quarta-Feira)

• Realizar atividades de coordenação motora ampla;

• Estimular a criatividade;

• Aprimorar a musicalidade.

Vamos dar continuidade ao nosso trabalho de confecção da bandeira, hoje iremos trabalhar a cor vermelha, com tampinhas de garrafas pintadas de vermelho, para preencher o meio de nossa bandeira.

Vamos nos mexer?

Ao som da música do “Pezinho”, vamos realizar movimentos de coreografia.

Os alunos irão dançar a dança tradicionalista do “Pezinho”.

Desenvolvimento da aula – 21/09/2012 (Sexta-Feira)

• Desenvolver coordenação motora fina;

• Aprimorar a musicalidade;

• Produzir trabalhos de Arte utilizando a linguagem da pintura.

Vamos terminar nossa bandeira, com papelão, tinta guache e fundos de garrafas pet.

A professora irá trazer variadas músicas gaúchas para cantar e dançar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário