domingo, 25 de novembro de 2012

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL:TEMA ARTES

A professora irá contar a história “Bom Dia Todas as Cores” de Ruth Rocha, com o recurso do notebook.

Com rolinhos de papel higiênico, os alunos irão confeccionar o camaleão da história, utilizando cola colorida e purpurina para pintar.

Desenvolvimento da aula – 02/10/2012 (Terça-Feira)

Objetivos Específicos: • Estimular a criatividade;

• Realizar atividade motora ampla e fina;

• Desenvolver atividades de concentração.

Primeiro Momento:

Será apresentada aos alunos a gravura de duas obras de Romero Britto: a borboleta e a flor.

A professora irá confeccionar uma flor e uma borboleta de papelão e iremos fazer um trabalho de colagem coletivo. Os alunos irão cortar com tesoura revistas, papéis coloridos para preencher a flor e a borboleta, para esta atividade a turma será dividida em dois, uma turma ficará com a borboleta e outra com a flor, para incrementar também serão utilizadas cola colorida e purpurina.

Vamos brincar?

Será proposta a tradicional dança das cadeiras, porém, com um diferencial. Sempre que a música parar retira-se uma cadeira, porém os alunos permanecem na brincadeira. A brincadeira consiste em sentar no colo do colega. Ao invés de sair da brincadeira todos os alunos participam da brincadeira até o fim

Terceiro Momento:

Vamos ouvir e dançar a música do Toquinho “Aquarela”.

Quarto Momento: Recreio no pátio com brincadeira livre na pracinha

Desenvolvimento da aula – 03/10/2012 (Quarta-Feira)

Objetivos Específicos: • Realizar atividades de coordenação motora fina;

• Desenvolver a coordenação motora ampla;

• Reconhecer cores e numerais;

• Desenvolver a imaginação e a capacidade para a expressão plástica.

Primeiro Momento:

Serão distribuídas folhas de ofício com o desenho do peixe de Romero Britto, para os alunos fazerem a releitura da obra, utilizando EVA colorida picada e cola branca.

Segundo Momento: AMARELINHA COLORIDA

A professora irá fazer no chão da sala uma amarelinha de papel colorido e coberto por fita adesiva, pois esta atividade trabalha as cores, coordenação motora ampla e os números.

Desenvolvimento da aula –04/10/2012 (Quinta-Feira)

Objetivos Específicos: • Reconhecer as cores;

• Desenvolver atitudes de observação;

• Estimular a criatividade.

Primeiro Momento:

Hoje vamos realizar um passeio aos arredores da escola, para observar o ambiente quanto às cores das casas, dos carros, se há flores, etc.

Segundo Momento:

Após vamos fazer uma maquete, utilizando material reciclável, reproduzindo o que foi observado durante o passeio (casas, carros, animais).

Desenvolvimento da aula – 05/10/2012 (Sexta-Feira)

Objetivos Específicos: • Desenvolver atitudes de observação;

• Desenvolver coordenação motora ampla;

Primeiro Momento: Vamos ouvir a música “Aquarela” de Toquinho e após iremos realizar uma dramatização, enquanto a música está sendo tocada.

Segundo Momento:

Vamos brincar?

Hoje nós iremos jogar o Boliche das Cores, com garrafas pet e bola feita de jornal.




PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL:TEMA ARTES


A professora irá contar a história “O Mundinho”, utilizando o notebook.

A professora irá fazer um jogo teatral, que será realizado da seguinte maneira: após ler a história, a professora irá questionar sobre as personagens da história, em seguida irá explicar a atividade, que consiste em fazer de conta que são as personagens da história (mundinho, sol, flor, peixe, etc), então a professora conta novamente a história, e conforme as personagens são citadas, o aluno correspondente entra em cena e faz de conta que é aquela personagem.

Recreio no pátio com brincadeira livre na pracinha.

Notebook

Desenvolvimento da aula – 25/09/2012 (Terça-Feira)

• Estimular a criatividade;

• Identificar as cores

Com papel pardo vamos confeccionar o painel “Meu Mundinho”, com flores de garrafa pet, borboletas de papel (revistas), passarinho de rolinho de papel higiênico e carimbo com as mãos simbolizando a criança como parte integrante do mundo. Este painel será feito em quatro etapas.

Hoje vamos confeccionar as flores com fundos de garrafas pet, pintadas com cola colorida, as carinhas serão feitas de EVA e os talinhos de palito para churrasco pintado de verde.

Vamos brincar?

Desenhar um grande círculo no chão.

Pedir às crianças que sigam as suas orientações:

• “quero ver quem fica:

• Em cima da linha do círculo.

• Dentro do círculo.

• Fora do círculo.

• Andando sobre a linha do círculo.

• Pulando como coelhos fora do círculo.

• Agachados dentro do círculo.

• Meninas dentro do círculo e meninos fora.

• Agora, troquem as posições.

• Crianças de cabelos pretos fora do círculo.

• Meninas com cabelos presos fora do círculo.

• Meninas de cabelo curto dentro do círculo.”

Recreio no pátio com brincadeira livre na pracinha.



Fundos de garrafas pet, EVA, cola colorida, palitinhos de churrasco, giz

Desenvolvimento da aula – 26/09/2012 (Quarta-Feira)

• Estimular a criatividade;

• Desenvolver a coordenação motora fina através de dobraduras;

• Desenvolver atividades motoras através da dança.

Hoje vamos construir as borboletas de nosso mundinho, com folhas de revistas, iremos confeccionar dobraduras, para formar as borboletas. Pegue a folha de papel e vai dobrando como se fosse uma sanfona, após amarre com um barbante ao meio.

Vamos nos mexer?

Ao som de músicas da “Xuxa” Da cor do Amor e Um Novo Lugar, as crianças deverão realizar movimentos e criar coreografias.

Recreio com brincadeira livre na pracinha.

Revistas, barbantes, aparelho de som, CD de músicas da Xuxa.



Desenvolvimento da aula – 27/09/2012 (Quinta-Feira)

• Estimular a criatividade;

• Reconhecer as cores;

Hoje vamos fazer os passarinhos do nosso mundinho, com rolinhos de papel higiênico pintados de amarelo fazer nossos passarinhos, depois de seco, com EVA, fazemos as asinhas e o biquinho.

Com tinta guache, esponja e papel pardo vamos realizar um desenho coletivo, como flores, pássaros, sol, etc. com o título “Os habitantes de nosso mundinho”

Recreio com brincadeira livre na pracinha.



Rolinhos de papel higiênico, tinta guache, EVA para confeccionar as asinhas e o bico, esponja, papel pardo.

Desenvolvimento da aula – 28/09/2012 (Sexta-Feira)

• Estimular a criatividade;

• Desenvolver movimentos de coordenação motora ampla.

Hoje vamos terminar o nosso painel, com tinta guache as crianças irão fazer carimbos com as mãos no painel, representando elas como parte integrante do mundo.

Vamos nos mexer?

Corrida de obstáculos – Dividir a turma em dois grupos, a professora espalha garrafas coloridas na frente de cada grupo terminando com uma cadeira, ao sinal sonoro o primeiro aluno de cada fileira deverá correr entre os obstáculos, fazendo a volta na cadeira e retornando para a sua equipe onde o próximo aluno irá segurar em sua cintura e juntos farão o percurso novamente e assim sucessivamente até que todos os alunos do grupo tenham passando pelo caminho, é vencedora a equipe que concluir primeiro.

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL:TEMA ARTES


Hoje iremos realizar um trabalho de colagem e pintura em grupo. A professora irá confeccionar uma árvore macieira de papelão, com aproximadamente 80 cm de comprimento, na parte do caule será feita com rolinhos de papel higiênico pintados de marrom, a parte das folhas serão coladas folhas colhidas no pátio, as frutas serão feitas de fundo de garrafas pet pintadas de vermelha, esta atividade será feita em três etapas. Depois de pronta ficará exposta no cantinho dos trabalhos.

Como já tem plantinhas (flores) na sala de aula, hoje vamos trabalhar com a germinação de grãos, realizando um bonequinho de alpiste, com serragem de madeira, alpiste, meia calça e pote para suporte, para as crianças poderem observar o desenvolvimento da plantinha, ficando o bonequinho exposto na sala de aula.

Desenvolvimento da aula – 13/09/2012 (Quinta-Feira)

• Reconhecer as cores;

• Desenvolver movimentos de coordenação motora ampla

Vamos terminar nossa árvore, hoje vamos confeccionar as frutas.

Com os fundos de garrafa pet iremos pintar de vermelho, para colar na árvore. Depois de pronta será exposta no cantinho dos trabalhos.

Vamos nos mexer?

Ao som das músicas do DVD da Xuxa, iremos realizar a brincadeira do “mestre mandou”, com atividades de coordenação motora ampla como: pular em um pé só, levantar o braço esquerdo e o direito, etc.

Desenvolvimento da aula – 14/09/2012 (Sexta-Feira)

• Desenvolver atitudes de observação;

• Produzir trabalhos de Arte utilizando a linguagem do desenho.

Hoje iremos realizar um passeio nos arredores da escola, observando o ambiente, se existem lixo jogado nas ruas, árvores plantadas e animais soltos, etc.

Ao retornar do passeio, a professora irá perguntar a eles o que foi visto, em um papel pardo a professora irá colocar a fala de cada criança sobre o que observou. Após eles irão registrar com desenho coletivo, fazendo um painel com o título “Conhecendo e preservando o meio em que vivo”.

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFATIL:ARTES



• Desenvolver a oralidade através da história contada;

• Desenvolver coordenação motora fina

• Produzir trabalhos de Arte utilizando a linguagem do desenho.

A professora irá explicar aos alunos que estamos na “Semana Farroupilha”, que esta semana é muito importante para os gaúchos, também irá dizer que durante estes dias, poderão vir com trajes típicos.

A professora irá contar a lenda do “Chimarrão”, utilizando fantoches. A professora irá precisar ajudantes para manusear os fantoches enquanto a professora lê a história. Os fantoches serão confeccionados de papel e palito de sorvete, o cenário dos fantoches tem na escola.

A Lenda do Chimarrão

Era uma vez um índio guarani que vivia triste, pois já não podia mais sair de casa para as guerras, nem mesmo para caçar e pescar, pois estava bem velhinho, vivendo com sua linda filha Yari, que o tratava com muito amor e carinho.

Um dia, Yari e seu pai receberam uma visita de um homem em sua casa, sendo o homem muito bem tratado. Ao amanhecer, o homem falou para o índio que era enviado de Tupã, Deus do Trovão, e quis retribuir-lhes a bondade dizendo que atenderia a qualquer desejo do índio.

. O velho guerreiro, sabendo que sua jovem filha não se casou para poder ficar com ele, pediu para o homem algo que deixasse ele forte novamente, para que Yari se tornasse livre para casar.

O mensageiro de Tupã entregou ao velho índio um galho de árvore chamado Caá e tornou Yari deusa das ervas e protetora da raça Guarani, sendo chamada de Caá-Yari, a deusa da erva-mate. E assim, a erva foi usada por todos os guerreiros da tribo, tornando-os mais fortes e valentes.

Ao término da história professora mostrará a erva mate para as crianças verem, tocarem, cheirarem, etc.

Com massinhas de modelar, irão confeccionar as personagens da história

Desenvolvimento da aula – 18/09/2012 (Terça-Feira)

• Estimular a criatividade;

• Desenvolver trabalhos em equipe;

• Conhecer a bandeira do Rio grande do Sul;

• Desenvolver coordenação motora fina;

• Reconhecer as cores.

A professora irá mostrar a bandeira do Rio Grande do Sul e perguntará sobre as cores.

Hoje vamos iniciar a confecção da bandeira do Rio Grande do Sul, que será feita de papelão, com 80cmx60cm, que será preenchida com fundo de garrafa pet colada e tampinhas, que serão pintadas com tinta guache nas cores verde, amarela e vermelha, atividade esta que será feita em três etapas

Vamos realizar um trabalho de recorte e colagem coletivos, a professora irá trazer uma cuia de papelão, na parte aonde vai a erva, cada aluno irá colar um pouco de erva mate, na parte da cuia será preenchida com papel colorido (revistas) cortado com tesoura, para trabalhar a coordenação motora fina e colado.

Desenvolvimento da aula – 19/09/2012 (Quarta-Feira)

• Realizar atividades de coordenação motora ampla;

• Estimular a criatividade;

• Aprimorar a musicalidade.

Vamos dar continuidade ao nosso trabalho de confecção da bandeira, hoje iremos trabalhar a cor vermelha, com tampinhas de garrafas pintadas de vermelho, para preencher o meio de nossa bandeira.

Vamos nos mexer?

Ao som da música do “Pezinho”, vamos realizar movimentos de coreografia.

Os alunos irão dançar a dança tradicionalista do “Pezinho”.

Desenvolvimento da aula – 21/09/2012 (Sexta-Feira)

• Desenvolver coordenação motora fina;

• Aprimorar a musicalidade;

• Produzir trabalhos de Arte utilizando a linguagem da pintura.

Vamos terminar nossa bandeira, com papelão, tinta guache e fundos de garrafas pet.

A professora irá trazer variadas músicas gaúchas para cantar e dançar.



PLANEJAMENTO AULA EDUCAÇÃO INFANTIL:ARTES

Temática do Estágio: Criando e recriando meu mundo através da Arte.
Sub-tema da semana: Através da Arte vou aprender sobre meu país e suas belezas naturais.
Justificativa: O tema foi escolhido após conversas realizadas com a professora regente do Maternal II e das observações feitas durante os cinco dias, visto que as crianças constroem conhecimentos de forma significativa quando as atividades propostas envolvem as Artes, como desenhar, ouvir histórias, confecção de materiais, etc.
Através das Artes as crianças desenvolvem melhor suas capacidades e habilidades, pois propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e por meio das Artes o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação, valorizando a sua cultura e conhecendo outras, além de se trabalhar regras e limites, auxiliando no processo de socialização dos alunos.
Objetivos:
 • Conhecer a importância das Artes no desenvolvimento da expressão, da criatividade e da socialização infantil, ajudando na construção e ampliação das habilidades artísticas, trabalhando a percepção, memorização, imaginação, atenção e concentração, atividades estas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem.

• Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;

• Produzir trabalhos de arte, utilizando diversas linguagens artísticas, como do desenho, da pintura, da colagem, das músicas, da literatura, dos jogos teatrais e da construção,

• Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;

• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais;

• Respeitar a diversidade e desenvolver atitudes de ajuda e colaboração;

• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina.

Áreas do Conhecimento e Conteúdos Linguagem Oral e Escrita

Ampliar e integrar a fala das crianças em contextos comunicativos;

Estimular o uso correto do vocabulário através de histórias contadas de livros infantis;

Reconhecer seu nome escrito sabendo identificá-lo em diversas situações do cotidiano.

Matemática

Explorar a noção de quantidades, tempo, espaço, através da observação e manipulação de diversos materiais. Identificar cores e formas geométricas.

Natureza e Sociedade

Explorar o ambiente em que vivem.

Conhecer e reconhecer os lugares e suas paisagens.

Ampliar os conhecimentos sobre higiene e saúde.

Conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente.

Movimento

Desenvolver as habilidades motoras amplas,

Realizar movimentos através da dança e expressão corporal, explorar qualidades como força, velocidade, equilíbrio, resistência e flexibilidade.

Música

Conhecer e reconhecer os variados estilos musicais,

Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos através da música, trabalhar a memória, a audição e a apreciação.

Artes Visuais e Cênicas

Trabalhar na produção artística através de desenhos livres e dirigidos, exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc,

Desenvolver a criatividade, a interação social e a expressão corporal através dos jogos teatrais.

Desenvolvimento da aula- Segunda - Feira- Dia 03/09

Objetivos Específicos: • Desenvolver a linguagem oral;

• Proporcionar interações sociais;

• Estimular a criatividade através de atividades lúdicas do faz-de-conta;

• Ampliar o conhecimento de si próprio, identificar suas características e qualidades pessoais,

• Reconhecer cores e formas geométricas.



07hs45min às 08 horas- Acolhidas das crianças

08 horas às 08hs15min – Chamadinha e calendário

A chamadinha será feita através da casinha, o aluno que estiver na aula, seu nome estará dentro da casinha.

O calendário estará exposto na sala, ao chegar iremos ver como está tempo (ensolarado, quente, frio, chuvoso, etc), o dia da semana e do mês.

08hs15min às 08hs30min- Higiene

Lavar as mãos antes do café, explicar aos alunos porque devemos lavar as mãos antes das refeições.

08hs30min às 09 horas- Café da manhã

Cantar a música: Meu lanchinho

Meu lanchinho

Meu lanchinho

Vou comer

Vou comer

Pra ficar fortinho

Pra ficar fortinho

E crescer

E crescer



1º Momento: li. A dinâmica de apresentação consiste na brincadeira da batata quente, formando um círculo, ao som de uma cantiga de roda (Para este momento irei perguntar qual a cantiga que eles conhecem), será passado um objeto, ao término da cantiga será perguntado ao aluno seu nome, onde mora e com quem mora.

Está atividade além de propiciar a socialização, permitindo que a professora conheça os alunos e também que eles se conheçam melhor.

2º Momento:

Como estamos na “Semana da Pátria, a professora irá perguntar a eles se sabem o que vai ser comemorado no dia “Sete de Setembro”, com o auxílio do notebook, a professora irá contar a “Fábula das Três Cores “de Ziraldo.
A professora irá mostrar a Bandeira do Brasil no notebook e pedir para eles reconhecerem as cores da Bandeira.

Brincar de faz-de-conta: em uma caixa a professora irá colocar papeizinhos com o desenho de diversos objetos relacionados com a história, como: céu, mar, barco, pássaro, bandeira e sol, pedindo para um aluno retirar um papel, após verem a figura, cada um irá fazer de conta que é o objeto citado. Os jogos de imaginação permitem ao aluno expressar livremente a percepção que ele tem do mundo.

A professora irá montar um painel com o nome da história e os desenhos utilizados na brincadeira, para serem trabalhados durante a semana.

Recreio com brincadeira livre na pracinha.

10hs50min às 11 horas - Higiene

11 horas às 11hs30min - Almoço

11hs30min às 11hs50min - Escovação e ida ao banheiro

11hs50min às 13hs30min – Hora do sono

Desenvolvimento da aula - Terça-Feira- Dia 04/09

Objetivos Específicos: • Identificar a Bandeira como símbolo da Pátria;

• Desenvolver atividades de colagem;

• Reconhecer cores e formas geométricas

• Realizar movimentos de coordenação motora ampla.

1º Momento: Através de um trabalho coletivo de colagem, vamos fazer a nossa bandeira, cada dia será realizada uma etapa, a bandeira será de papelão 80cmx60cm, na parte verde será colado o fundo de garrafa pet verde, na parte amarela será colada rolinhos de papel higiênico pintados de amarelo e na parte azul serão coladas tampinhas de garrafa pintadas de azul, as estrelas serão feitas de tampinhas brancas. Cada dia se trabalhará uma cor diferente, hoje irá se trabalhar a cor verde. Será pedido um dia antes para os alunos levarem garrafas pet verde.

2º Momento: A professora irá cortar o fundo das garrafas e pedir para os alunos colarem na parte verde da bandeira, explicando para eles que é um retângulo,

3º Momento: Vamos nos mexer?

Como relaxamento, ao som de uma música bem suave, os alunos irão realizar atividades de alongamento, onde todos os grandes grupos musculares serão trabalhados.

Desenvolvimento da Aula - Quarta-Feira- Dia 05/09

Objetivos Específicos: • Reconhecer cores e formas geométricas.

• Desenvolver a oralidade;

• Estimular a coordenação motora fina e a criatividade através do uso da massinha de modelar;

• Realizar movimentos de coordenação motora ampla.

1º Momento: Hoje vamos trabalhar a cor amarela. Um dia antes será pedido para os alunos levarem rolinhos de papel higiênico, que vamos pintar de amarelo, depois de seco vamos colar no losango de nossa bandeira.

2º Momento: Com farinha de trigo, sal, vinagre e tempera, irá fazer massas de modelar.

Receita para cada criança: 04 colheres de farinha de trigo, 03 colheres de água, 02 colheres de sal, 01 colher de vinagre e tempera amarela, verde e azul para colorir (cada criança escolherá uma cor), pote para colocar a mistura, esta atividade também trabalha numeral, pois enquanto a professora coloca os ingredientes na bacia, vai contando junto com eles.

3º Momento: Depois de pronta, a professora irá retomar a distribuir um pouco de massa para cada criança, onde irão modelar objetos relacionados com a historinha do Ziraldo, como pássaros, sol, barco, etc. Após os trabalhos serão expostos no cantinho dos trabalhos.

4º Momento: Recreio no pátio com brincadeira livre na pracinha.

Desenvolvimento da Aula - Quinta-Feira- Dia 06/09

Objetivos Específicos: • Reconhecer e diferenciar diversas formas geométricas;

• Estimular a criatividade através de atividades de recorte e colagem;

• Oportunizar a criança o desenvolvimento da coordenação motora fina com atividades de dobraduras;

• Desenvolver o senso rítmico.

• Construir instrumentos musicais com sucatas.

1º Momento: Para finalizar a nossa Bandeira, hoje iremos trabalhar a cor azul: vamos preencher o círculo com tampinhas de garrafa de azul e com tampinhas brancas, vamos fazer as estrelas.

2º Momento: Vamos realizar atividades de dobraduras: com jornal vamos confeccionar chapéus de soldado, depois de pronto as crianças poderão colorir com giz de cera.

3º Momento: Com o material de sucata, pedido um dia antes para os pais levarem, como garrafas pet, potes de lenços umedecidos, entre outros, iremos confeccionar instrumentos musicais, como tambores e chocalhos. As crianças com os chapéus e os instrumentos confeccionados vão cantar a música “Marcha Soldado”.