quarta-feira, 22 de abril de 2009

BREVE HISTÓTICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Na história de Educação são significativas as informações sobre o atendimento educacional às pessoas com deficiência, podendo-se constatar que até o séc XVIII as noções sobre a deficiência eram bastante ligadas ao misticismo e ocultismo, na~havendo base científica para o desenvolvimento de noções de realismo. Segundo Mazzota ( 2003 p.16) " O conceito de diferenças individuais não eram compreendido ou avaliado. As noções de democracia e igualdade eram ainda mera centelhas na imaginação de alguns indivíduos."
No decorrer da história da humanidade, foram diversas as atitudes assumidas pela sociedade em certos grupos sociais com pessoas deficientes, tais atitudes foram mudando de acordo com os fatores econômicos, culturais, filosóficos e científicos. Relatos históricos revelam que pessoas com deficiência foram condenadas ao exílio e à fogueira, por serem consideradas criauras malignas que tinham pacto com o demônio.
A própria religião, com toda sua força cultural, ao colocar o homeme como imagem e sememlhança de Deus, ser perfeito, pregava á ideia da condição humana como indicação de perfeição física e mental. E quem não se parecia com Deus era consideredo sub=humano e posto à margem da sociedade.
Nas primeiras décadas do séc XX, com o advento da industrialização que gerou muitas mudanças sociais e descobertas científicas, surgem alguns esclarecimentos sobre problemas congênitos, disfunções sensoriais e distúrbios mentais e físicos. Após a II Guerra Mundial instala-se um campo fértil para adiscussão dos direitos que garantissem igualdade e fraternidade entre os seres humanos, para isso foram elaborados documentos e pela sua importância pode-se citar a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Que em seus artigos 1 e 2 aduz que:
(...) todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade edireito, sem distinção alguam, de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social de fortuna, de nascimento ou qualquer outra situação, assegurando as pessoas com deficiência os mesmos direitos à liberdade, a sua vida digna, a educação fundamental, ao desenvolvimento pessoal e social e a livre participação na vida da comunidade.
Até então as alternativas e modalidades de atendiemnto oa deficiente seguiam um padrão segregativo e centralizador, pautando na discriminação e exclusão. À luz do séc XXI não cabe mais discriminar ou excluir, atitudes como esta tornam-se desejustadas, porém é preciso lembrar que foi a partir da reflexão sobre fatos historicamente condenáveis que percebeu-se a evolução de conceitos e condutas acerca das pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário