segunda-feira, 9 de novembro de 2015



Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Especialização em Educação de Jovens e Adultos
na Diversidade

PLANO DE AULA NA EJA
MATEMÁTICA
Aprendendo a planejar suas compras

ANO
Terceiro/Quarto ano do Ensino Fundamental

OBJETIVOS
·      Proporcionar aos alunos o contato com os materiais gráficos produzidos pelas empresas (móveis, mercados, farmácias, etc);
·      Produzir uma lista de compras e discutir as utilidades da mesma;
·      Conhecer os itens, aprender a classificar conforme as suas necessidades e poder de compra;
·      Trabalhar gêneros textuais e uso de cálculos, tanto escrito como com dinheiro falso;
·      Reconhecer as notas e moedas correntes.

MATERIAIS
·      Material impresso de propagandas do comércio (lojas de móveis, mercados, material de construção, farmácias, etc);
·      Lousa e piloto
·      Cadernos, lápis, caneta
·      Dinheiro falso

DESENVOLVIMENTO DA AULA
1º MOMENTO
Contextualizar o assunto, perguntando aos alunos se eles têm costume de fazer lista antes de ir ao mercado, feira, açougue, etc.
Para aqueles que fazem lista, ela ajuda? Para aqueles que não fazem, a lista ajudaria? Por que sim e por que não?
Explicar sobre a importância de realizar uma lista antes de sair às compras: redução de custo e desperdício, comprar produtos com preços mais baratos, comparar preços e aproveitar promoções, evitar esquecer algum item que precisaria ser comprado, etc.

2º MOMENTO
Solicitar aos alunos criarem uma lista de compras, a partir dos materiais disponíveis, se utilizarem lista com móveis, colocar os preços a vista e parcelados. Orientá-los a fazer uso da lista anterior nas compras posteriores, de forma a ter uma base de comparação de preços. Isto ajudará a decidir na aquisição do produto e até mesmo a buscar em outros lugares produtos com melhores preços.

3º MOMENTO
Questionar aos alunos se esta lista de compras se encaixa no orçamento, fazendo um cálculo dos itens selecionados, se for móvel ou outros materiais, fazer a conta da compra a vista e a prazo e relacionar com as despesas mensais.
O trabalho com encartes durante as aulas proporciona que a elaboração de cálculos e uso da leitura e escrita seja menos mecânica e mais prazerosa, além de trazer mais resultados que um ditado de palavras ou uma simples folha de cálculos, sem motivo ou razão.

4º MOMENTO
Com o dinheiro falso, separar o que se gastou com as compras, se possível também colocar o valor da renda mensal e partir daí visualizar o que foi gasto e o que restou para gastar com outros itens.

CIÊNCIAS
Com base no material contido nos encartes, os alunos irão construir uma pirâmide alimentar e trabalhar conceitos relacionados com alimentação saudável.

OBJETIVOS:
·         Conhecer os hábitos de alimentação saudável;
·         Conscientizar quanto à importância de uma alimentação equilibrada;
·         Relacionar os males que os hábitos de alimentação inadequada podem causar ao corpo;
·         Apresentar a pirâmide alimentar.

DESENVOLVIMENTO DA AULA

1 º MOMENTO
Iniciar a aula com um debate a respeito do assunto para os alunos se conscientizarem da importância da alimentação saudável. Perguntar aos alunos o que gostam de comer e se tudo que comem é saudável.

2 º MOMENTO
Rever suas listas de comprar e analisar sobre os alimentos escolhidos, são saudáveis ou não e o que seu consumo excessivo pode causar no organismo.

3º MOMENTO
Apresentar e comentar a pirâmide alimentar, relatando a importância de nos alimentarmos bem. Após a explicação da pirâmide, os alunos deverão realizar no caderno suas próprias pirâmides, a partir de suas listas de compras e refletir sobre suas escolhas. 

AVALIAÇÃO
Será contínua durante toda a aula. Serão avaliados: a participação, a produção individual e coletiva, o conhecimentos da língua, conceitos sobre alimentação e cálculos matemáticos.

REFERÊNCIAS
http://samiraeducando.blogspot.com.br/2011/09/plano-de-aula
sobrconsumidor.html.Acesso disponível em 06/09/2015.

http://www.professorzezinhoramos.com/2013/05/5-ano-plano-de-aula-trabalhandocom.html. Acesso disponível em 05/09/2015.


http://meucantinhosimonelucas.blogspot.com.br/2012/12/planos-de-aulas-eja.html.Acesso disponível em 06/09/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário