Universidade Federal do Rio
Grande – FURG
Sistema
Universidade Aberta do Brasil
Especialização
em Educação de Jovens e Adultos
na
Diversidade
PLANO
DE AULA NA EJA
MATEMÁTICA
Aprendendo a planejar suas compras
ANO
Terceiro/Quarto ano do Ensino Fundamental
OBJETIVOS
· Proporcionar aos alunos o contato
com os materiais gráficos produzidos pelas empresas (móveis, mercados,
farmácias, etc);
· Produzir
uma lista de compras e discutir as utilidades da mesma;
· Conhecer
os itens, aprender a classificar conforme as suas necessidades e poder de
compra;
· Trabalhar
gêneros textuais e uso de cálculos, tanto escrito como com dinheiro falso;
· Reconhecer
as notas e moedas correntes.
MATERIAIS
· Material
impresso de propagandas do comércio (lojas de móveis, mercados, material de
construção, farmácias, etc);
· Lousa
e piloto
· Cadernos,
lápis, caneta
· Dinheiro
falso
DESENVOLVIMENTO
DA AULA
1º MOMENTO
Contextualizar o assunto,
perguntando aos alunos se eles têm costume de fazer lista antes de ir ao
mercado, feira, açougue, etc.
Para aqueles que fazem
lista, ela ajuda? Para aqueles que não fazem, a lista ajudaria? Por que sim e
por que não?
Explicar sobre a importância
de realizar uma lista antes de sair às compras: redução de custo e desperdício,
comprar produtos com preços mais baratos, comparar preços e aproveitar
promoções, evitar esquecer algum item que precisaria ser comprado, etc.
2º MOMENTO
Solicitar aos alunos criarem
uma lista de compras, a partir dos materiais disponíveis, se utilizarem lista
com móveis, colocar os preços a vista e parcelados. Orientá-los a fazer uso da
lista anterior nas compras posteriores, de forma a ter uma base de comparação
de preços. Isto ajudará a decidir na aquisição do produto e até mesmo a buscar
em outros lugares produtos com melhores preços.
3º MOMENTO
Questionar aos alunos se
esta lista de compras se encaixa no orçamento,
fazendo um cálculo dos itens selecionados, se for móvel ou outros materiais,
fazer a conta da compra a vista e a prazo e relacionar com as despesas mensais.
O
trabalho com encartes durante as aulas proporciona que a elaboração de cálculos
e uso da leitura e escrita seja menos mecânica e mais prazerosa, além de trazer
mais resultados que um ditado de palavras ou uma simples folha de cálculos, sem
motivo ou razão.
4º MOMENTO
Com
o dinheiro falso, separar o que se gastou com as compras, se possível também
colocar o valor da renda mensal e partir daí visualizar o que foi gasto e o que
restou para gastar com outros itens.
CIÊNCIAS
Com
base no material contido nos encartes, os alunos irão construir uma pirâmide
alimentar e trabalhar conceitos relacionados com alimentação saudável.
OBJETIVOS:
·
Conhecer os hábitos
de alimentação saudável;
·
Conscientizar quanto
à importância de uma alimentação equilibrada;
·
Relacionar os males
que os hábitos de alimentação inadequada podem causar ao corpo;
·
Apresentar a pirâmide
alimentar.
DESENVOLVIMENTO DA
AULA
1 º MOMENTO
Iniciar a aula com um
debate a respeito do assunto para os alunos se conscientizarem da importância
da alimentação saudável. Perguntar aos alunos o que gostam de comer e se tudo
que comem é saudável.
2 º MOMENTO
Rever suas listas de
comprar e analisar sobre os alimentos escolhidos, são saudáveis ou não e o que
seu consumo excessivo pode causar no organismo.
3º MOMENTO
Apresentar e comentar
a pirâmide alimentar, relatando a importância de nos alimentarmos bem. Após a
explicação da pirâmide, os alunos deverão realizar no caderno suas próprias
pirâmides, a partir de suas listas de compras e refletir sobre suas escolhas.
AVALIAÇÃO
Será contínua durante toda a
aula. Serão avaliados: a participação, a produção individual e coletiva, o
conhecimentos da língua, conceitos sobre alimentação e cálculos matemáticos.
REFERÊNCIAS
http://samiraeducando.blogspot.com.br/2011/09/plano-de-aula
sobrconsumidor.html.Acesso
disponível em 06/09/2015.
http://www.professorzezinhoramos.com/2013/05/5-ano-plano-de-aula-trabalhandocom.html.
Acesso disponível em 05/09/2015.
http://meucantinhosimonelucas.blogspot.com.br/2012/12/planos-de-aulas-eja.html.Acesso
disponível em 06/09/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário