O professor tem que ter a consciência que o ensino fundamental é
base da educação, os anos iniciais bem estruturados possibilitam ao educando
chegar ao nível superior sem muitas dificuldades, pois é desde cedo
que o aluno deve aprender a pesquisar, raciocinar, tirar suas próprias
conclusões, desenvolvendo o senso crítico, saindo do decoreba, pois só assim o
aprendizado poderá ser considerado eficaz.
O
espaço escolar é constituído por uma secretaria, sala de professores, seis
salas de aula, uma biblioteca com sala de informática, uma sala de recursos, um
refeitório, uma cozinha e banheiros, possuindo também televisor, data show para
apresentação de slides, notebook, aparelho de som com Cd, DVD, além de diversos
materiais didáticos
O
pátio da escola é pequeno, possui uma pracinha em bom estado de conservação e
uma quadra de esportes, mas esta fica separada da escola por uma cerca de tela,
pois é aberta à comunidade. A turma observada é um quarto ano, com quinze
alunos, constituídos por idades variadas, duas crianças com onze anos, duas com
doze e uma com dezesseis anos, que possui deficiência auditiva total, o restante
varia entre nove e dez anos, de classe média baixa, de variadas etnias e credos.
Segundo
o Projeto Político Pedagógico, a escola Profª Izolina Passos tem como meta
contribuir na formação de indivíduos responsáveis, conscientes de seus direitos
e deveres na busca de sua autonomia, adquirindo capacidade para reconhecer-se
sujeito de sua própria história e esta como parte da sociedade, podendo desta
forma nela atuar no sentido de transformá-la, na busca de uma sociedade mais
justa e igualitária para todos.
O tema “Conhecendo meu
município, seus pontos turísticos e o modo de vida de sua população” partiu do
questionamento de como o aprendizado dos pontos turísticos e o modo de vida da
população podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental.
Durante as observações
realizadas nesta turma, notou-se uma necessidade de levar os alunos a
conhecerem os pontos turísticos urbanos, sua localização, como sua população
vive, fazendo com que o aluno, através da observação de sua comunidade e de seu
município, construa conhecimentos e saberes significativos, fazendo-os a
perceber conceitos, ações e reflexões que intervém direta e ativamente na sua
realidade, aprendendo a valorizar, cuidar, preservar e ter orgulho de suas
raízes.
As bases metodológicas do
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram os
projetos educacionais, pois se caracterizam pelo envolvimento do aluno em
investigações, problemáticas, fazendo com que o aluno construa suas próprias
aprendizagens, sendo o professor apenas um mediador do conhecimento. As
propostas pedagógicas atuais mostram que educar vai além de apenas ensinar e
ler e a escrever, é preparar o sujeito para atuar em uma sociedade em constante
transformação.
Segundo
Machado (2004) ao se trabalhar com projetos, é possível desenvolver
competências, propor tarefas complexas e desafios que estimulem os alunos a
mobilizar seus conhecimentos e completá-los. A experiência com projetos nas
escolas tem se mostrado
eficiente no desenvolvimento das inteligências múltiplas, no trabalho
com os conteúdos
atitudinais e procedimentais, além de permitir que o
conhecimento passe a ser
tratado como uma “rede de significados” que, contrapondo o olhar cartesiano,
possuindo múltiplos ou nenhum centro, o que depende do interesse dos professores e
alunos sobre o tema em estudo.
Vários
recursos foram utilizados durante as práticas pedagógicas, dando ênfase aos
materiais recicláveis, como: papelão, revistas, rolinhos de papel higiênico,
garrafas pet, tampinhas de garrafas, jornais, variadas embalagens plásticas,
para demonstrar aos alunos que aquele material que seria descartado, indo parar
no lixo, pode ser transformado através da Arte em algo bonito. Além dos
materiais recicláveis, foi utilizada também tinta guache, pincéis, cola branca,
folhas de papel, papel colorido, data show, lápis coloridos, quadro negro e giz.
2.
O ESTÁGIO SUPERVISIONAOD NOS ANOS INICIAIS
Durante
o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental teve-se um
cuidado em elaborar atividades onde o lúdico estivesse presente. Desta forma
procurou-se propiciar situações pedagógicas onde os alunos se sentissem
estimulados a experimentar novos desafios, além de promover uma convivência
social e harmoniosa e o desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e
motoras.
Freire (1996, p.15) diz
que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho
de destrezas”, enfatizando a necessidade de respeito ao conhecimento que o
aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, pois a
prática pedagógica deve respeitar a autonomia de ser e saber do educando.
Procurou-se ensinar às
crianças não apenas conteúdos pragmáticos, mas também conhecimento
de valores, como: respeito a si mesmo a ao próximo, ética e cidadania,
abordando assuntos como respeito às diferenças, a família e o trabalho em
equipe.
Para Piaget (1987), a
educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde
o período sensório-motor até o operatório abstrato. A escola deve partir da
assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem
desequilíbrios e reequilíbrios, promovendo a descoberta e a construção do
conhecimento, sendo que o aprendizado acontece através de suas próprias ações
sobre os objetos do mundo, construindo as suas próprias categorias de
pensamentos e ao mesmo tempo em que organiza seu mundo, o sujeito aprende a
fazer fazendo e não sendo apenas um mero espectador.
A
realização do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
proporcionou-me entrar em contato com a realidade escolar, pois não trabalho em
sala de aula, fazendo uma relação entre teoria e prática. Utilizando recursos
muito simples eu e as crianças criamos coisas maravilhosas, valorizando assim a
capacidade criativa de cada um.
É um momento que consiste na
oportunidade do futuro educador fazer uma análise crítica das práticas
pedagógicas existentes, se estão ou não de acordo com suas expectativas, se
concorda com o que está se vivenciando. O estagiário não esta lá apenas para
cumprir mais uma disciplina e sim para somar, mudar uma realidade, muitas
vezes, estagnadas e ultrapassadas por conta da rotina, não querendo chegar
mudando tudo, mas mostrar variadas possibilidades de crescimento.
Conforme o desenvolvimento do
planejamento, percebi que estava no caminho certo, pois notava que as crianças
cada vez mais se envolviam e interagiam de forma positiva e satisfatória com as
atividades propostas, atingindo assim os objetivos, trabalhei com variados
tipos de jogos, pois através do lúdico os alunos assimilam melhor os
conhecimentos, tornando assim as aulas mais interessantes e significativas.
No início do Estágio Supervisionado fiquei um
pouco apreensiva, mas logo me senti mais confiante e meu intuito era propiciar ao educando condições para
que se torne o sujeito de sua própria aprendizagem a partir de descobertas
realizadas de forma lúdica (brincando), desenvolvendo seu senso critico, modificando
seu comportamento com responsabilidade, respeito e cooperação, tornado-se assim
um cidadão que contribua para a construção de uma sociedade mais justa e com
igualdade social para todos.
O
papel do professor-estagiário na turma do quarto ano foi de suma importância,
sendo que foi levada para sala de aula, uma forma diferenciada de trabalho,
pois o período em que se está no Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, elaboram-se atividades a partir de uma temática geral e
sub-temas semanais e estes estão interligados entre si, tendo uma sequência as
atividades propostas.
Percebendo-se
que as crianças ficavam um pouco entediadas e se dispersavam com muita
facilidade, procurou-se dar ênfase
ao lúdico e aos jogos, pois se percebeu que as atividades eram basicamente de copiar as tarefas do quadro.
As
interações com a professora regente e a escola foram boas. Fui acolhida de
maneira cordial pelas colegas de trabalho e pude notar que ali todos procuravam
trabalhar em equipe, em prol de um bem maior: proporcionar um desenvolvimento
adequado para os alunos que frequentam aquele espaço escolar. Toda vez que necessitei de auxílio,
prontamente me deram apoio.
Em
comparação com o Estágio Supervisionado na Educação Infantil, posso dizer que
foi de como a escola acolheu minhas práticas pedagógicas, pois nos Anos
Iniciais, a equipe diretiva me questionou quanto aos planejamentos, pois
perceberam que a turma estava mais “agitada” e que normalmente eles não eram
assim.
Expliquei
que era um comportamento natural e esperado, pois eles saíram da rotina, estavam
com outra professora e com uma proposta pedagógica totalmente diferente do que
vinham trabalhando, diferente da Educação Infantil, que acharam bastante
interessantes e criativas as atividades.
As
orientações dadas durante as práticas do Estágio Supervisionado nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, em relação à elaboração dos planejamentos,
foram cruciais para a realização de aulas dinâmicas e atraentes para as
crianças, proporcionando alcançar os objetivos propostos de maneira
satisfatória.
Também
é de suma importância para um bom planejamento, os registros realizados no
livro diário, pois a partir das anotações, o professor-estagiário pode
acompanhar o andamento de suas aulas, promovendo assim uma análise crítica
acerca de suas práticas pedagógicas, considerando se as atividades propostas
estão atendendo ou não às necessidades dos alunos.
3. CONCLUSÃO
O
período em que estive em Estágio Supervisionado foi muito rico e produtivo,
como não atuo em sala de aula, foi possível conhecer a rotina de uma escola de Ensino
Fundamental com suas alegrias, dificuldades, anseios, expectativas, entre
outras.
Não
tinha noção do que era ser professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as
únicas experiências docentes foram durante as observações realizadas, não compreendia
direito alguns comportamentos, que só a vivência na prática proporciona, pois
muitas vezes tachamos uma criança de “mal comportada”, mas na verdade ela está
pedindo socorro, que algo não está bem em sua vida e o educador tem que ter
este olhar sensível para esta situação.
Portanto
concluo que as práticas pedagógicas possibilitaram-me vivenciar a realidade
escolar, tornando assim o processo de ensino aprendizagem mais concreto,
significativo e eficaz, auxiliando-me na construção de conhecimentos, contribuindo
fortemente para minha formação pessoal e profissional.
4.
REFERÊNCIAS
BRASIL,
Ministério da Educação e Desportos. Secretária da Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CORIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia
Aplicada à educação, São Paulo: EPU, 1986.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes
necessários à prática educativa. São Paulo. 1996.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão
e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1998.
MACHADO,
Nilson José. Educação: projetos e valores. 5. Ed. São Paulo: Escrituras,
2004.
PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. 4° Ed. Rio de Janeiro:
Guanabara, 1987.
VYGOTSKY,
Lev. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento
dos Processos Psicológicos Superiores. 3° ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
5.
APÊNDICES
5.1.
Apêndice A- Registros Reflexivos
PRIMEIRA
SEMANA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nesta
primeira semana de Estágio Supervisionado foi trabalhado o sub-tema “Conhecendo
meu município, seus pontos turísticos e o modo de vida de sua população”,
possibilitando ao educando conhecer a história do município, identificando os
pontos turísticos e sua origem, bem como o modo de vida de sua população.
Meu foco foi trabalhar com projetos
interdisciplinares, conseguindo trabalhar duas ou mais disciplinas, tornando
assim as aprendizagens mais significativas, para Hernández (1998), na prática
do trabalho com projetos, os alunos adquirem a habilidade de resolver
problemas, articular saberes adquiridos, agir com autonomia diante de
diferentes situações que são propostas, desenvolvendo a criatividade e
aprendendo o valor da colaboração.
As
atividades foram desenvolvidas com o propósito de promover atividades que
possibilitem o aluno expressar-se através de diferentes linguagens (verbal,
corporal, matemática, gráfica, enfim), contribuindo assim no aprimoramento da
escrita e da fala, na capacidade em comunicar-se e de expressar-se;
Foi observado nesta semana que as
crianças desenvolveram as atividades de maneira satisfatória, alcançando os
objetivos propostos, como dificuldade foi a adaptação à turma, visto que
estávamos na primeira semana, e como esperado, ficaram bastante agitados, em
alguns momentos não participavam das atividades de maneira adequada, mas aos
poucos e com paciência, foram se integrando ao grupo.
SEGUNDA SEMANA DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Na
segunda semana de Estágio Supervisionado nos anos Iniciais do Ensino
Fundamental, foi trabalhado o sub-tema “Conhecendo os pontos turísticos de
minha cidade e sua história”, oportunizando aos alunos reconhecerem através de
mapas a localização do município dentro do contexto nacional e estadual, localizando
seu bairro dentro do município e situando sua casa dentro de seu bairro,
incentivando assim a interação, a socialização a e criatividade dos alunos.
Segundo Freire (1996) o
professor não deve transferir o seu conhecimento tendo como ideia que seja
único e verdadeiro, julgando incontestável, mas sim ajudar o educando a
desenvolver o seu próprio pensamento, através da construção do conhecimento,
sendo o professor apenas o mediador, pois ele também aprende com o educando.
Nesta semana de Estágio
Supervisionado, as atividades foram realizadas com êxito, é contagiante a
curiosidade das crianças, sentia-me cada vez mais motivada, toda vez que
chegava com algo novo e diferente, as crianças vinham para a volta querendo
saber o que é, percebendo que estavam gostando das atividades propostas,
participando ativamente.
Percebi que os alunos
tiveram dificuldades em localizarem suas casas no mapa do bairro e também
ficaram entusiasmados com o data show, que era a primeira vez que eles tinham
visto na sala de aula, como recurso pedagógico. As aulas ficam mais “leves”,
pois só copiar do quadro e fazer “responde”, não se constroem aprendizagens, ao
contrário, tornam-se aulas maçantes e desestimuladoras, afastando cada vez mais
o aluno da escola.
Em
reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no período de Estágio
Supervisionado, notei que minha confiança aumentava cada vez mais, me sentindo
mais segura na elaboração e realização das atividades, pois a convivência
permitiu nos conhecermos melhor.
TERCEIRA
SEMANA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Na
terceira semana de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do ensino
Fundamental foi trabalhado o sub-tema “Como é o modo de vida em relação à
alimentação e hábitos saudáveis da população de meu município”, proporcionando
ao educando a construção de aprendizagens a partir de atividades onde o modo
alimentar da população esteja inserido.
Já é
de natureza da criança que ela brinque, para isso não é preciso fixar regras, nem
mandar-lhes brincar. O brincar é algo muito importante para a criança. Brincar
traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo e afetivo, além de
aprimorar suas habilidades motoras.
Segundo
Vygotsky (1989) o lúdico só pode ser considerado educativo quando desperta o interesse
do aluno
pela disciplina, portanto
os professores precisam aproveitar o
mesmo como facilitador
da aprendizagem. Os jogos e brincadeiras despertam nas
crianças o gosto pela vida.
Posso
considerar que a semana foi de bastantes construções de conhecimentos e
aprendizagens para os alunos, procurei trazer aulas dinâmicas, onde os alunos
pudessem construir suas aprendizagens e não apenas ficarem copiando durante
toda a tarde. É muito satisfatório quando desenvolvemos atividades onde foram
proporcionadas interações com os colegas e a professora, sendo gratificante
trabalhar com as crianças nosso modo de vida.
QUARTA
SEMANA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Na
quarta semana de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do ensino Fundamental
foi trabalhado o sub-tema “Conhecendo e aprendendo a preservar os pontos
turísticos naturais, históricos e culturais de meu município”, pois a nossa
cidade é considerada turística por suas belezas naturais e por sua história, os
alunos além de conhecerem os pontos turísticos históricos e culturais,
aprenderam sobre a importância de preservar o meio em que vivemos.
Quando se trabalha o jogo na educação,
abre-se um espaço para que a criança expresse seus sentimentos, oferecendo a ela
a oportunidade para
desenvolver a afetividade, para a
assimilação de novos conhecimentos. A partir do lúdico criam-se espaços para a
ação simbólica e a linguagem podendo ser trabalhado com limites e regras entre
a imaginação e o real.
O jogo é um ótimo recurso pedagógico na sala de
aula porque proporciona a relação entre parceiros e grupos o que é um fator de
avanços cognitivos, pois durante os jogos a criança estabelece decisões,
conflitua-se com seus adversários e reexaminam seus conceitos, para
Coria-Sabini (1986, p.03) “a aprendizagem em sua forma mais simples se é
estabelecida de uma conexão entre estímulo e uma resposta.”
As atividades desenvolvidas no decorrer
da semana permitiram às crianças estabelecerem e ampliarem as relações sociais,
desenvolvendo a capacidade de atenção e concentração, aprimorando a linguagem
oral, e a criatividade.
QUINTA
SEMANA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Na
quinta e última semana de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, foi trabalhado o sub-tema “Relembrando e retomando os
conhecimentos construídos sobre meu município e o modo de vida da sua
população, como o estágio está chegando ao final, recapitulamos os conteúdos
estudados, para avaliar as aprendizagens adquiridas e as dificuldades
existentes.
Em sua
obra Piaget (1987) conclui que o trabalho de educar não se restringe quanto à
transmissão de conteúdos e sim favorecer a atividade mental do educando, com
base nesses pressupostos a educação deve possibilitar à criança um
desenvolvimento completo, sendo que os objetivos pedagógicos necessitam estar
centrados nos alunos e para os alunos.
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais caracterizam-se como referência de qualidade
para a educação no Ensino Fundamental, orientando os professores sobre a
aplicação dos conteúdos. Segundo o PCN (1997), é muito importante a
participação construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, da intervenção do
professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o
desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo.
No
decorrer das cinco semanas de Estágio Supervisionado na Educação Infantil,
percebi que os alunos ultrapassaram minhas expectativas, pois as atividades
onde a temática do estágio estava presentes proporcionaram a criticidade,
estimulando o desenvolvimento da criança e interagindo de forma lúdica e
espontânea em seu cotidiano, considerando assim que as atividades propostas
foram realizadas com êxito, alcançando os objetivos propostos.
Nós,
educadores precisamos
cultivar e manter esse processo ativo e estimular a criatividade, a observação
e o senso crítico para que as crianças possam ter um olhar amplo e uma visão
complexa do mundo que as rodeia.
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