domingo, 19 de junho de 2016

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS

O professor tem que ter a consciência que o ensino fundamental é base da educação, os anos iniciais bem estruturados possibilitam ao educando chegar ao nível superior sem muitas dificuldades, pois é desde cedo que o aluno deve aprender a pesquisar, raciocinar, tirar suas próprias conclusões, desenvolvendo o senso crítico, saindo do decoreba, pois só assim o aprendizado poderá ser considerado eficaz.
O espaço escolar é constituído por uma secretaria, sala de professores, seis salas de aula, uma biblioteca com sala de informática, uma sala de recursos, um refeitório, uma cozinha e banheiros, possuindo também televisor, data show para apresentação de slides, notebook, aparelho de som com Cd, DVD, além de diversos materiais didáticos
O pátio da escola é pequeno, possui uma pracinha em bom estado de conservação e uma quadra de esportes, mas esta fica separada da escola por uma cerca de tela, pois é aberta à comunidade. A turma observada é um quarto ano, com quinze alunos, constituídos por idades variadas, duas crianças com onze anos, duas com doze e uma com dezesseis anos, que possui deficiência auditiva total, o restante varia entre nove e dez anos, de classe média baixa, de variadas etnias e credos.
Segundo o Projeto Político Pedagógico, a escola Profª Izolina Passos tem como meta contribuir na formação de indivíduos responsáveis, conscientes de seus direitos e deveres na busca de sua autonomia, adquirindo capacidade para reconhecer-se sujeito de sua própria história e esta como parte da sociedade, podendo desta forma nela atuar no sentido de transformá-la, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
O tema “Conhecendo meu município, seus pontos turísticos e o modo de vida de sua população” partiu do questionamento de como o aprendizado dos pontos turísticos e o modo de vida da população podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Durante as observações realizadas nesta turma, notou-se uma necessidade de levar os alunos a conhecerem os pontos turísticos urbanos, sua localização, como sua população vive, fazendo com que o aluno, através da observação de sua comunidade e de seu município, construa conhecimentos e saberes significativos, fazendo-os a perceber conceitos, ações e reflexões que intervém direta e ativamente na sua realidade, aprendendo a valorizar, cuidar, preservar e ter orgulho de suas raízes.
 As bases metodológicas do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram os projetos educacionais, pois se caracterizam pelo envolvimento do aluno em investigações, problemáticas, fazendo com que o aluno construa suas próprias aprendizagens, sendo o professor apenas um mediador do conhecimento. As propostas pedagógicas atuais mostram que educar vai além de apenas ensinar e ler e a escrever, é preparar o sujeito para atuar em uma sociedade em constante transformação.
Segundo Machado (2004) ao se trabalhar com projetos, é possível desenvolver competências, propor tarefas complexas e desafios que estimulem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e completá-los. A experiência com projetos nas escolas tem se mostrado eficiente no desenvolvimento das inteligências múltiplas, no trabalho com os conteúdos atitudinais e procedimentais, além de permitir que o conhecimento passe a ser tratado como uma “rede de significados” que, contrapondo o olhar cartesiano, possuindo múltiplos ou nenhum centro, o que depende do interesse dos professores e alunos sobre o tema em estudo.
Vários recursos foram utilizados durante as práticas pedagógicas, dando ênfase aos materiais recicláveis, como: papelão, revistas, rolinhos de papel higiênico, garrafas pet, tampinhas de garrafas, jornais, variadas embalagens plásticas, para demonstrar aos alunos que aquele material que seria descartado, indo parar no lixo, pode ser transformado através da Arte em algo bonito. Além dos materiais recicláveis, foi utilizada também tinta guache, pincéis, cola branca, folhas de papel, papel colorido, data show, lápis coloridos, quadro negro e giz.


2. O ESTÁGIO SUPERVISIONAOD NOS ANOS INICIAIS

Durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental teve-se um cuidado em elaborar atividades onde o lúdico estivesse presente. Desta forma procurou-se propiciar situações pedagógicas onde os alunos se sentissem estimulados a experimentar novos desafios, além de promover uma convivência social e harmoniosa e o desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e motoras.
Freire (1996, p.15) diz que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas”, enfatizando a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, pois a prática pedagógica deve respeitar a autonomia de ser e saber do educando.
Procurou-se ensinar às crianças não apenas conteúdos pragmáticos, mas também conhecimento de valores, como: respeito a si mesmo a ao próximo, ética e cidadania, abordando assuntos como respeito às diferenças, a família e o trabalho em equipe.
Para Piaget (1987), a educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório-motor até o operatório abstrato. A escola deve partir da assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento, sendo que o aprendizado acontece através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, construindo as suas próprias categorias de pensamentos e ao mesmo tempo em que organiza seu mundo, o sujeito aprende a fazer fazendo e não sendo apenas um mero espectador.
A realização do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental proporcionou-me entrar em contato com a realidade escolar, pois não trabalho em sala de aula, fazendo uma relação entre teoria e prática. Utilizando recursos muito simples eu e as crianças criamos coisas maravilhosas, valorizando assim a capacidade criativa de cada um.
É um momento que consiste na oportunidade do futuro educador fazer uma análise crítica das práticas pedagógicas existentes, se estão ou não de acordo com suas expectativas, se concorda com o que está se vivenciando. O estagiário não esta lá apenas para cumprir mais uma disciplina e sim para somar, mudar uma realidade, muitas vezes, estagnadas e ultrapassadas por conta da rotina, não querendo chegar mudando tudo, mas mostrar variadas possibilidades de crescimento.
Conforme o desenvolvimento do planejamento, percebi que estava no caminho certo, pois notava que as crianças cada vez mais se envolviam e interagiam de forma positiva e satisfatória com as atividades propostas, atingindo assim os objetivos, trabalhei com variados tipos de jogos, pois através do lúdico os alunos assimilam melhor os conhecimentos, tornando assim as aulas mais interessantes e significativas.
 No início do Estágio Supervisionado fiquei um pouco apreensiva, mas logo me senti mais confiante e meu intuito era propiciar ao educando condições para que se torne o sujeito de sua própria aprendizagem a partir de descobertas realizadas de forma lúdica (brincando), desenvolvendo seu senso critico, modificando seu comportamento com responsabilidade, respeito e cooperação, tornado-se assim um cidadão que contribua para a construção de uma sociedade mais justa e com igualdade social para todos.
O papel do professor-estagiário na turma do quarto ano foi de suma importância, sendo que foi levada para sala de aula, uma forma diferenciada de trabalho, pois o período em que se está no Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, elaboram-se atividades a partir de uma temática geral e sub-temas semanais e estes estão interligados entre si, tendo uma sequência as atividades propostas.
 Percebendo-se que as crianças ficavam um pouco entediadas e se dispersavam com muita facilidade, procurou-se dar ênfase ao lúdico e aos jogos, pois se percebeu que as atividades eram basicamente de copiar as tarefas do quadro.
As interações com a professora regente e a escola foram boas. Fui acolhida de maneira cordial pelas colegas de trabalho e pude notar que ali todos procuravam trabalhar em equipe, em prol de um bem maior: proporcionar um desenvolvimento adequado para os alunos que frequentam aquele espaço escolar.  Toda vez que necessitei de auxílio, prontamente me deram apoio.
Em comparação com o Estágio Supervisionado na Educação Infantil, posso dizer que foi de como a escola acolheu minhas práticas pedagógicas, pois nos Anos Iniciais, a equipe diretiva me questionou quanto aos planejamentos, pois perceberam que a turma estava mais “agitada” e que normalmente eles não eram assim.
Expliquei que era um comportamento natural e esperado, pois eles saíram da rotina, estavam com outra professora e com uma proposta pedagógica totalmente diferente do que vinham trabalhando, diferente da Educação Infantil, que acharam bastante interessantes e criativas as atividades.
As orientações dadas durante as práticas do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação à elaboração dos planejamentos, foram cruciais para a realização de aulas dinâmicas e atraentes para as crianças, proporcionando alcançar os objetivos propostos de maneira satisfatória.
Também é de suma importância para um bom planejamento, os registros realizados no livro diário, pois a partir das anotações, o professor-estagiário pode acompanhar o andamento de suas aulas, promovendo assim uma análise crítica acerca de suas práticas pedagógicas, considerando se as atividades propostas estão atendendo ou não às necessidades dos alunos.


3. CONCLUSÃO

O período em que estive em Estágio Supervisionado foi muito rico e produtivo, como não atuo em sala de aula, foi possível conhecer a rotina de uma escola de Ensino Fundamental com suas alegrias, dificuldades, anseios, expectativas, entre outras.
Não tinha noção do que era ser professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as únicas experiências docentes foram durante as observações realizadas, não compreendia direito alguns comportamentos, que só a vivência na prática proporciona, pois muitas vezes tachamos uma criança de “mal comportada”, mas na verdade ela está pedindo socorro, que algo não está bem em sua vida e o educador tem que ter este olhar sensível para esta situação.
Portanto concluo que as práticas pedagógicas possibilitaram-me vivenciar a realidade escolar, tornando assim o processo de ensino aprendizagem mais concreto, significativo e eficaz, auxiliando-me na construção de conhecimentos, contribuindo fortemente para minha formação pessoal e profissional.

4. REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação e Desportos. Secretária da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.


CORIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia Aplicada à educação, São Paulo: EPU, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo. 1996.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.


MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. 5. Ed. São Paulo: Escrituras, 2004.


PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. 4° Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.


VYGOTSKY, Lev. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 3° ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.



5. APÊNDICES

5.1. Apêndice A- Registros Reflexivos

PRIMEIRA SEMANA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nesta primeira semana de Estágio Supervisionado foi trabalhado o sub-tema “Conhecendo meu município, seus pontos turísticos e o modo de vida de sua população”, possibilitando ao educando conhecer a história do município, identificando os pontos turísticos e sua origem, bem como o modo de vida de sua população.
 Meu foco foi trabalhar com projetos interdisciplinares, conseguindo trabalhar duas ou mais disciplinas, tornando assim as aprendizagens mais significativas, para Hernández (1998), na prática do trabalho com projetos, os alunos adquirem a habilidade de resolver problemas, articular saberes adquiridos, agir com autonomia diante de diferentes situações que são propostas, desenvolvendo a criatividade e aprendendo o valor da colaboração.
As atividades foram desenvolvidas com o propósito de promover atividades que possibilitem o aluno expressar-se através de diferentes linguagens (verbal, corporal, matemática, gráfica, enfim), contribuindo assim no aprimoramento da escrita e da fala, na capacidade em comunicar-se e de expressar-se;
Foi observado nesta semana que as crianças desenvolveram as atividades de maneira satisfatória, alcançando os objetivos propostos, como dificuldade foi a adaptação à turma, visto que estávamos na primeira semana, e como esperado, ficaram bastante agitados, em alguns momentos não participavam das atividades de maneira adequada, mas aos poucos e com paciência, foram se integrando ao grupo.

SEGUNDA SEMANA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Na segunda semana de Estágio Supervisionado nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, foi trabalhado o sub-tema “Conhecendo os pontos turísticos de minha cidade e sua história”, oportunizando aos alunos reconhecerem através de mapas a localização do município dentro do contexto nacional e estadual, localizando seu bairro dentro do município e situando sua casa dentro de seu bairro, incentivando assim a interação, a socialização a e criatividade dos alunos.
Segundo Freire (1996) o professor não deve transferir o seu conhecimento tendo como ideia que seja único e verdadeiro, julgando incontestável, mas sim ajudar o educando a desenvolver o seu próprio pensamento, através da construção do conhecimento, sendo o professor apenas o mediador, pois ele também aprende com o educando.
Nesta semana de Estágio Supervisionado, as atividades foram realizadas com êxito, é contagiante a curiosidade das crianças, sentia-me cada vez mais motivada, toda vez que chegava com algo novo e diferente, as crianças vinham para a volta querendo saber o que é, percebendo que estavam gostando das atividades propostas, participando ativamente.
Percebi que os alunos tiveram dificuldades em localizarem suas casas no mapa do bairro e também ficaram entusiasmados com o data show, que era a primeira vez que eles tinham visto na sala de aula, como recurso pedagógico. As aulas ficam mais “leves”, pois só copiar do quadro e fazer “responde”, não se constroem aprendizagens, ao contrário, tornam-se aulas maçantes e desestimuladoras, afastando cada vez mais o aluno da escola.
Em reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no período de Estágio Supervisionado, notei que minha confiança aumentava cada vez mais, me sentindo mais segura na elaboração e realização das atividades, pois a convivência permitiu nos conhecermos melhor.

TERCEIRA SEMANA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Na terceira semana de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do ensino Fundamental foi trabalhado o sub-tema “Como é o modo de vida em relação à alimentação e hábitos saudáveis da população de meu município”, proporcionando ao educando a construção de aprendizagens a partir de atividades onde o modo alimentar da população esteja inserido.
Já é de natureza da criança que ela brinque, para isso não é preciso fixar regras, nem mandar-lhes brincar. O brincar é algo muito importante para a criança. Brincar traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo e afetivo, além de aprimorar suas habilidades motoras.
Segundo Vygotsky (1989) o lúdico só pode ser considerado educativo quando desperta o interesse do  aluno  pela  disciplina,  portanto  os  professores precisam aproveitar  o  mesmo  como  facilitador  da  aprendizagem.  Os jogos e brincadeiras despertam nas crianças o gosto pela vida.
Posso considerar que a semana foi de bastantes construções de conhecimentos e aprendizagens para os alunos, procurei trazer aulas dinâmicas, onde os alunos pudessem construir suas aprendizagens e não apenas ficarem copiando durante toda a tarde. É muito satisfatório quando desenvolvemos atividades onde foram proporcionadas interações com os colegas e a professora, sendo gratificante trabalhar com as crianças nosso modo de vida.

QUARTA SEMANA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Na quarta semana de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do ensino Fundamental foi trabalhado o sub-tema “Conhecendo e aprendendo a preservar os pontos turísticos naturais, históricos e culturais de meu município”, pois a nossa cidade é considerada turística por suas belezas naturais e por sua história, os alunos além de conhecerem os pontos turísticos históricos e culturais, aprenderam sobre a importância de preservar o meio em que vivemos.
Quando se trabalha o jogo na educação, abre-se um espaço para que a criança expresse seus sentimentos, oferecendo a  ela  a  oportunidade  para   desenvolver  a afetividade, para a assimilação de novos conhecimentos. A partir do lúdico criam-se espaços para a ação simbólica e a linguagem podendo ser trabalhado com limites e regras entre a imaginação e o real.
O jogo é um ótimo recurso pedagógico na sala de aula porque proporciona a relação entre parceiros e grupos o que é um fator de avanços cognitivos, pois durante os jogos a criança estabelece decisões, conflitua-se com seus adversários e reexaminam seus conceitos, para Coria-Sabini (1986, p.03) “a aprendizagem em sua forma mais simples se é estabelecida de uma conexão entre estímulo e uma resposta.”
As atividades desenvolvidas no decorrer da semana permitiram às crianças estabelecerem e ampliarem as relações sociais, desenvolvendo a capacidade de atenção e concentração, aprimorando a linguagem oral, e a criatividade.

QUINTA SEMANA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Na quinta e última semana de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foi trabalhado o sub-tema “Relembrando e retomando os conhecimentos construídos sobre meu município e o modo de vida da sua população, como o estágio está chegando ao final, recapitulamos os conteúdos estudados, para avaliar as aprendizagens adquiridas e as dificuldades existentes.
Em sua obra Piaget (1987) conclui que o trabalho de educar não se restringe quanto à transmissão de conteúdos e sim favorecer a atividade mental do educando, com base nesses pressupostos a educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento completo, sendo que os objetivos pedagógicos necessitam estar centrados nos alunos e para os alunos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais caracterizam-se como referência de qualidade para a educação no Ensino Fundamental, orientando os professores sobre a aplicação dos conteúdos. Segundo o PCN (1997), é muito importante a participação construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo.
No decorrer das cinco semanas de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, percebi que os alunos ultrapassaram minhas expectativas, pois as atividades onde a temática do estágio estava presentes proporcionaram a criticidade, estimulando o desenvolvimento da criança e interagindo de forma lúdica e espontânea em seu cotidiano, considerando assim que as atividades propostas foram realizadas com êxito, alcançando os objetivos propostos.
Nós, educadores precisamos cultivar e manter esse processo ativo e estimular a criatividade, a observação e o senso crítico para que as crianças possam ter um olhar amplo e uma visão complexa do mundo que as rodeia.


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